Incidente de Múltiplas Vitimas (IMUVI) ocorre quando uma situação apresenta desequilíbrio entre os recursos disponíveis e os recursos necessários para o atendimento do evento. O atendimento pré-hospitalar nesse cenário é complexo e dinâmico.
Na tarde de hoje (06), participamos de um simulado de Incidente de Múltiplas Vitimas (IMUVI) na Unioeste. A atividade fez parte do II Simpósio de Urgência e Emergência promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN), que reuniu acadêmicos, intercambistas e profissionais da área hospitalar e pré-hospitalar do Brasil, Argentina e Paraguai para fomentar conhecimentos e troca de experiências.
O Comandante do 9ºGB, Ten.-Cel Amarildo Ribeiro, realizou na primeira parte do evento, uma palestra onde abordou o serviço do Corpo de Bombeiros em situações desta natureza com ambulâncias do SIATE e caminhões, explicando protocolos, associando eventos e necessidade de integração dos profissionais de diversas áreas nestes incidentes para um melhor resultado nos atendimentos.
A simulação considerou uma ocorrência de colisão entre dois carros, seguida por um atropelamento, envolvendo um total de 12 vítimas. Os bombeiros utilizaram, nesta ocasião hipotética um caminhão, 2 ambulâncias, uma viatura rápida médica e outra do Oficial coordenador da operação.
Ao final, Comandante, autoridades do COREN e participantes discutiram métodos, cenários e trocaram ideias num feedback proveitoso sobre o simulado.
OS NÚMEROS
No Paraná, os atendimentos à incidentes de trânsito são frequentes na rotina do Corpo de Bombeiros, enfermeiros e demais profissionais da área hospitalar, sendo um problema de saúde pública.
Neste ano, já atendemos na área do 9º Grupamento, 1.640 ocorrências, com 1.887 víítimas, registrando 6 óbitos nos locais dos incidentes.