Moção reflete a solidariedade do povo de Foz do Iguaçu com aqueles que sofrem as consequências da guerra em Gaza
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou na manhã desta última segunda-feira, 27 de novembro, por 12 votos, esta Moção de Repúdio nº 18/2023, na Faixa de Gaza.
Proposta foi feita pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), contra o que o documento define como genocídio do povo palestino..
A iniciativa, assinada por outros 11 vereadores, destaca, então, o posicionamento contra os eventos trágicos que assolam a região.
Enfatizando, então, a necessidade de promover a paz e a proteção dos direitos humanos para todos os habitantes da área de conflito.
Sentimentos dos vereadores sobre os ataques na Faixa de Gaza
O vereador Jairo Cardoso (União Brasil) votou contra e o presidente João Morales (União Brasil) só votaria em caso de empate.
O vereador Cabo Cassol (Podemos) estava ausente no momento da votação.
Segundo a vereadora Yasmin Hachem, a moção:
“Reflete a solidariedade do povo de Foz do Iguaçu com aqueles que sofrem as consequências desse genocídio.” declarou Yasmin.
“Essa moção quer reforçar o compromisso desta legislatura com a paz e aqui eu quero agradecer aos meus pares que assinaram e dessa forma podemos nos expressar o que é certo e podemos rechaçar aquilo que é errado. O que acontece hoje na Faixa de Gaza não é um conflito entre dois povos, é um massacre”, complementou.
“Nós vamos continuar repudiando qualquer tipo de massacre, qualquer tipo de genocídio, qualquer tipo de guerra.” disse a vereadora Anice Gazzaoui (PL).
“Nós vamos continuar falando, lutando contra o genocídio que está acontecendo e em defesa das pessoas que estão sendo mortas por bombas, estão morrendo de fome, morrendo por falta de atendimento. Não podemos achar que isso é normal”, ressaltou.
O vereador Adnan El Sayed (PSD) expressou seus sentimentos sobre o ocorrido:
“É inadmissível que em pleno século XXI tenhamos ainda um genocídio na tentativa de exterminar um povo como um todo.” disse o vereador Adnan.
“Essa matança que está acontecendo em Gaza nos sensibiliza, sensibiliza o mundo e o mundo está se levantando em todos os lugares para prestar essa solidariedade e pedir uma solução que dê ao povo palestino a oportunidade de serem livres” ressaltou.
Projetos aprovados depois da moção em repúdio ao ocorrido em Gaza
Durante a sessão foram, portanto, apresentados 2 novos projetos, 2 requerimentos, 11 indicações.
E também, teve a aprovação de seis projetos encaminhados pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, os quais, então, visam regularizar ou propor a cessão de uso de imóveis para seis entidades.
Na pauta constam, enfim, seis projetos da Prefeitura regularizando ou propondo cessão de uso de imóveis para entidades:
- Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu – ACCI;
- Associação Caminho do Céu de Apoio e Resgate de Vidas – ACARVI;
- Associação Cidade Nova Informa – CNI;
- Associação Esportiva JUDOFOZ;
- Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu – Casa de Malhú;
- Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – ADERE.
Contas do Executivo são aprovadas
Em uma sessão extraordinária, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2023, foram aprovadas as contas do Poder Executivo de Foz do Iguaçu referentes ao ano de 2021.
A proposta, elaborada pela Comissão Mista da Câmara, segue os parâmetros da análise prévia realizada pelo Tribunal de Contas do Estado.
Concluiu-se, portanto, 12 favoráveis à aprovação das contas com votos contrários dos vereadores Cabo Cassol (Podemos), Galhardo (Republicanos) e Marcio Rosa (PSD).