Secretaria Municipal de Turismo aposta em marketing digital e trabalha promoção em diversas mídias, incluindo uma chinesa
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu registrou, nos primeiros meses de 2025, um crescimento expressivo na presença digital. Somando os dados dos dois perfis administrados pela pasta no Instagram, foram contabilizadas 978.207 visualizações, resultado de uma estratégia integrada de promoção do destino nas redes sociais.
Os números refletem o desempenho das contas @smtufoz, focada em conteúdos institucionais e projetos da Secretaria, e @fozdestinodomundo, voltada à promoção turística da cidade. De janeiro até agora, o perfil @smtufoz registrou 267.604 visualizações, o que representa um aumento de mais de 644% em comparação ao início do ano. Já o @fozdestinodomundo atingiu 710.603 visualizações, crescimento de quase 900%, no mesmo período.
Para a diretora de Promoção, Marketing Digital e Eventos do Turismo, Adriane Bordin, os resultados são reflexo de um trabalho técnico estruturado, que une criatividade, planejamento e especialização.
“Foz do Iguaçu posiciona-se como um destino inovador, estruturado e conectado para se comunicar com diferentes públicos. Os números expressivos de engajamento só foram possíveis graças à presença de uma equipe técnica qualificada, formada por designer, social media, jornalista, profissional de audiovisual e um de tráfego orgânico, que trabalham de forma integrada para promover Foz com excelência, no Brasil e no mundo”, destaca a diretora.
Além do alcance, o engajamento do Instagram também aumentou. O perfil institucional teve um crescimento de 15% no número de seguidores e contabilizou mais de 7 mil interações nas publicações. Já a conta turística obteve um aumento de 12% na base de seguidores, ampliando o impacto das ações de divulgação.
Expansão internacional: presença em rede social chinesa
A atuação digital da secretaria também se expande para outras plataformas e mercados estratégicos. Em 2024, a China foi o país asiático que mais enviou turistas a Foz do Iguaçu, com 16.256 visitantes. Atenta a esse cenário, a Secretaria de Turismo passou a divulgar conteúdos na RED Note, rede social chinesa utilizada por viajantes do país.
“Como os chineses possuem uma rede social própria, faz sentido estarmos presentes nela também e comunicar diretamente com esse público”, reforça Adriane.
Resultados em outras plataformas
A estratégia digital da Secretaria de Turismo também trouxe avanços em outras frentes. Recentemente, o canal do YouTube foi reformulado, com validação de informações e checagem de dados pelo Google. Com isso, no último mês, as visualizações cresceram mais de 90%.
No site oficial do destino, a equipe passou a adotar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o que fez com que os conteúdos aparecessem com mais destaque nas buscas. Como resultado, entre março e abril, 7.347 novos usuários acessaram o site pela primeira vez, um crescimento de 13,6%.
No Facebook, a página administrada pela secretaria também apresentou desempenho positivo. Desde janeiro, as visualizações aumentaram em 63,9%.
Novas frentes digitais
Atualmente, a secretaria também desenvolve novas estratégias para ampliar a presença digital em plataformas como TikTok e LinkedIn, com foco na diversificação do público e na consolidação de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos turísticos.
Fonte: PMFI