Estação Cultural do Artesanato Anamaria Teigão é inaugurada em Foz do Iguaçu

Receba notícias do Portal Foz é assim no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://bit.ly/3Q0KrbC

A nova estação valoriza artesãos regionais com espaços para oficinas e exposições

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, inaugurou na noite desta quarta-feira (18) a Estação Cultural do Artesanato Anamaria Teigão. A estrutura está localizada no antigo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça da Paz, no centro da cidade.

Esta é a terceira estação cultural do município, somando-se à Estação Cultural da Vila C e à Estação Cultural Haroldo Alvarenga no Centro. O novo espaço tem como objetivo promover o artesanato local e regional por meio de oficinas, exposições e venda de produtos.

“A cidade de Foz do Iguaçu está fazendo um reconhecimento e trazendo o nome de Anamaria Teigão para imortalizar dentro da cultura e das artes iguaçuenses, para que nossas futuras gerações possam sempre conhecer a história dela e se inspirar”, declarou o prefeito Chico Brasileiro.

O local também abrigará um espaço dedicado à memória de Foz do Iguaçu, com a proposta de contar a história da cidade sob diferentes perspectivas. Segundo o prefeito, a iniciativa busca reforçar a importância da democracia. “Queremos usar esse espaço para contar a história de Foz do Iguaçu também pelo olhar de uma história antidemocrática, que precisa ser conhecida para valorizar a democracia”, afirmou.

Durante a cerimônia, familiares da homenageada Anamaria Teigão, incluindo Luiz Fernando Teigão, Aline Teigão, Rodrigo Teigão e Nicole Rodrigues Teigão, estiveram presentes. A filha, Aline Teigão, destacou o significado da homenagem. “Esse espaço é a concretização da luta da minha mãe por um local digno para que os artesãos pudessem exercer seu ofício e viver da sua arte. Isso representa inclusão”, declarou.

A decoração da nova sede foi feita pela arte-educadora Denise Abigail. O presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, ressaltou o potencial da localização central para integrar eventos culturais e atividades turísticas. “É um espaço que pode ser utilizado para exposições, venda de produtos e oficinas por meio do Programa Foz Fazendo Arte”, explicou.

A representante da Cooperativa de Artesanato Regional (COART), Dircea Braga, também comentou sobre a importância do espaço. “Estamos muito agradecidos por essa oportunidade, que é um espaço para todos os artesãos. É uma oportunidade para que a gente veja o artesanato como cultura, não apenas como uma peça barata, mas como um produto que representa a cultura de um povo. Agradecemos à Prefeitura e à Fundação Cultural por possibilitarem essa conquista e pela homenagem tão significativa”, afirmou.

O evento reuniu autoridades como o diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Ferreira Delazari, o secretário municipal de Transparência e Governança, Nilton Bobato, o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos , André Alliana, o diretor de Turismo da Itaipu Parquetec, Yuri Benites. Também esteve presente o secretário-geral do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Diego Carvalho.

Sobre Anamaria Teigão

Anamaria Ferreira da Silva Teigão nasceu em 20 de dezembro de 1945, na cidade de Sabará, Minas Gerais. Antes de se estabelecer em Foz do Iguaçu, em 1971, residiu em Blumenau (SC) e Curitiba (PR). Em Blumenau, atuou como professora e se especializou em alfabetização infantil.

Em 1976, com apoio da Itaipu Binacional, contribuiu para a organização da primeira Feira de Artesanatos e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal), que originou a COART, a segunda cooperativa de artesanato do Brasil.
Anamaria participou ativamente da cooperativa desde sua fundação, tendo ocupado a presidência em dois períodos, entre os anos de 1980 a 1983 e 1987 a 1990. Ela também manteve um ateliê, ministrou aulas de artesanato e colaborou em projetos como o Ñandeva, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

Anamaria acreditava no artesanato como ferramenta de inclusão e geração de renda, especialmente para mulheres. Seu legado inspira artesãos da região e permanece como exemplo para as futuras gerações. Uma de suas frases emblemáticas era: “Por trás de cada produto de artesanato existe uma família”.

Receba notícias do Portal Foz é assim no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://bit.ly/3Q0KrbC