Os indivíduos foram identificados como sendo dois adolescentes de 17 anos e um maior de idade identificado como sendo João Vitor da Silva, no qual foi identificado uma marca por pressão semelhante a uma arma de fogo, na altura de sua cintura do lado direito.
Na manhã desta quinta-feira, 05 de outubro de 2023, policiais militares do 14º Batalhão da Policia Militar, equipe em serviço na cidade de Santa Terezinha de Itaipu/PR, receberam a informação da central de atendimento 190, que na Rua Maranhão, centro da cidade haveria um veículo VW / Golf, de cor prata, com as placas suprimidas, e que dentro desse veículo haveriam quatro pessoas encapuzadas e armadas.
A equipe policial deslocou até o endereço denunciado, sendo que os suspeitos ao visualizarem a viatura policial, entraram correndo para dentro do veículo, efetuaram um disparo de arma de fogo contra e equipe policial, motivando assim disparos de arma por parte dos policiais, acertando a lataria e vidros do veículo.
Na sequência os suspeitos fugiram em alta velocidade, iniciando assim um acompanhamento tático. O veículo em fuga teve acesso a BR-277 sentindo a cidade de São Miguel do Iguaçu, sendo solicitado apoio via rádio das demais equipes de serviço.
A viatura policial ficou a uma distância segura dos suspeitos, onde foi percebido que por algumas vezes, eles arremessavam objetos pela janela do veículo, e na sequência pegaram o primeiro retorno para a cidade de Santa Terezinha de Itaipu, onde o veículo diminuiu um pouco a velocidade, e abriu uma das portas traseiras, do lado das margens da rodovia, e novamente foi percebido que teriam jogado outro objeto.
Nesse momento a equipe continuou e manteve a distância, continuando o acompanhando do veículo. Mais adiante o veículo diminuiu consideravelmente a velocidade e parou, sendo realizada a abordagem policial. Os militares deram ordem para que todos os suspeitos fossem para a parte de trás do veículo e deitassem ao chão, sendo submetidos a revista pessoal e nada de ilícito encontrado.
No interior do veículo foi localizado uma camisa preta amarrada transformando ela em balaclava, também foi localizado um rádio HT. Os indivíduos foram identificados como sendo dois adolescentes de 17 anos e um maior de idade identificado como sendo João Vitor da Silva, no qual foi identificado uma marca por pressão semelhante a uma arma de fogo, na altura de sua cintura do lado direito.
Após conter os envolvidos, as equipes iniciaram buscas pela proximidades onde o veículo teria passado, e em determinado local no meio do mato, próximo ao córrego foi localizado pela equipe policial uma arma de fogo, um revólver calibre 38, com identificação suprimida
Os envolvidos, arma de fogo e demais intens foram encaminhados para a Delegacia da Policia Civil de Foz do Iguaçu, onde foram apresentados a autoridade policial de plantão.