Investimentos em água e esgoto integram planejamento estratégico da gestão municipal para garantir infraestrutura ao crescimento urbano da cidade
A Prefeitura de Foz do Iguaçu está consolidando uma ampla frente de articulação com a Sanepar para garantir que o crescimento urbano da cidade ocorra com infraestrutura adequada e sustentável. Em reunião realizada nesta terça-feira (6), o prefeito General Silva e Luna recebeu os gerentes da Sanepar para a região Sudoeste e regional de Foz, Márcio Luis de Souza e Polyana Varlett, para alinhar estratégias que levem o Município à universalização do saneamento básico — uma das metas do Marco Legal do Saneamento.
O encontro contou ainda com a participação dos secretários municipais José Teodoro (Planejamento e Urbanismo), Thaís Escobar (Obras), Edinardo Aguiar (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura) e Juçara Andrade (Meio Ambiente). Na pauta, as obras em andamento e os projetos futuros para ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.
A Sanepar apresentou um pacote de obras estruturantes que prevê a execução de mais de 150 mil metros de rede de esgoto, seis unidades de bombeamento e estruturas auxiliares, ampliando o atendimento para cerca de 6 mil imóveis nas regiões leste, sul e Porto Belo. A expectativa é elevar o índice de cobertura da coleta e tratamento de esgoto de 83% para 90% nos próximos anos.
Além disso, será ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde, com a construção de um novo módulo de tratamento, o que garantirá que 100% do esgoto coletado continue sendo tratado — um diferencial de Foz do Iguaçu entre as grandes cidades brasileiras.
No abastecimento de água, a Estação de Tratamento da Vila C passará por uma modernização com a adoção do sistema de microareia e aumento da capacidade de produção de 750 para 1.500 litros por segundo. Também estão previstos novos reservatórios na região da Vila A e perfuração de um poço no bairro Cidade Nova. A médio prazo, o município já planeja, em parceria com a Companhia, uma nova captação de água no Lago de Itaipu.
“O crescimento de Foz exige que o planejamento urbano caminhe com investimentos em infraestrutura. Estamos executando grandes obras como a Perimetral Leste e a revitalização da Rodovia das Cataratas, e o saneamento é uma das bases que sustenta o desenvolvimento sustentável”, afirmou o prefeito Silva e Luna.
Segundo dados da Prefeitura, a cidade aprova em média 20 novos loteamentos por ano, e o ritmo de expansão urbana exige respostas rápidas e planejamento a longo prazo. “O crescimento de Foz representa um grande desafio, mas estamos preparados para enfrentá-lo com responsabilidade e investimentos que garantam qualidade de vida para todos os moradores”, afirmou a gerente regional da Sanepar, Polyana Varlett.