As mercadorias estavam sendo movimentadas em território nacional sem comprovação de importação regular e com indícios de destinação comercial.
Servidores da Receita Federal realizaram três abordagens em veículos de passeio que resultaram na apreensão de um valor estimado de 46 mil reais em mercadorias. As ações aconteceram durante fiscalizações de rotina realizadas em zonas secundárias da região transfronteiriça. As mercadorias, em sua maioria, se tratavam de equipamentos eletrônicos.
A primeira fiscalização ocorreu em São Miguel do Iguaçu (PR), durante a manhã. O automóvel era alugado e contava com dois ocupantes, que transportavam três aspiradores robôs grandes e três óculos de realidade virtual. Apenas estas mercadorias somaram o valor de R$21 mil.
As duas outras abordagens ocorreram no período da tarde. Uma delas foi efetuada na área urbana de Santa Terezinha de Itaipu (PR), onde foram encontrados smartphones, iPads e cigarros no valor estimado de 10 mil reais no bagageiro de um carro. O motorista e o passageiro que ocupavam o veículo foram liberados.
A terceira abordagem, assim como a primeira, também aconteceu em São Miguel do Iguaçu (PR). O condutor transportava as mesmas mercadorias identificadas na apreensão anterior em Santa Terezinha de Itaipu: smartphones, iPads e cigarros, desta vez, estimados em 15 mil reais.
Nos três casos, as mercadorias estavam sendo movimentadas em território nacional sem comprovação de importação regular e com indícios de destinação comercial. Conforme indica o protocolo, todas as cargas apreendidas foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para averiguação e contagem.
A Receita Federal reforça que o descaminho é um crime sério, que prejudica a economia do Brasil e coloca em risco a segurança do consumidor, já que estas mercadorias ilegais não passam pelos controles de qualidade e fiscalização exigidos pelo país. A população também pode contribuir para o combate ao contrabando e ao descaminho. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Assessoria