Entre os dias 14 e 25 de outubro, a receita federal realizou a operação fronteira rfb, a maior ação de vigilância e repressão nas fronteiras terrestres do brasil, intensificando o controle sobre rotas de contrabando e outros ilícitos. com ações nos estados de roraima, amazonas, acre, rondônia, mato grosso, mato grosso do sul, paraná, santa catarina e rio grande do sul, a operação cobriu toda a extensão da fronteira terrestre, focando no combate ao contrabando de cigarros, cigarros eletrônicos, tráfico de drogas e armas, crimes ambientais e outros delitos.
A Receita Federal ainda realiza a contagem das mercadorias apreendidas nos últimos dias, mas as apreensões já contabilizadas indicam que o resultado final da operação superará o recorde histórico da ação registrado no ano passado, quando foram apreendidos cerca de r$ 33 milhões em mercadorias que ingressaram ilegalmente no país e mais de 130 veículos utilizados por grupos criminosos para realizar as operações de contrabando.
Entre os itens apreendidos, destacam-se produtos eletrônicos, vestuários falsificados, medicamentos, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos e itens sem certificação fitossanitária, que foram introduzidos clandestinamente no país. as equipes também identificaram criminosos tentando contrabandear drogas por meio de cápsulas ingeridas.
Integração e segurança nacional
A operação Fronteira RFB contou com o apoio de forças de segurança e órgãos de fiscalização como o ministério da agricultura e pecuária, exército brasileiro, marinha do brasil, polícia federal, polícia rodoviária federal, além de polícias militares e civis, em uma ação coordenada que reforça a segurança e o combate ao crime organizado. com a retirada de produtos ilegais do mercado, a receita federal protege a indústria nacional, combate a concorrência desleal e garante a segurança da população, reafirmando seu compromisso com a defesa da sociedade brasileira.
Encerramento da operação Fronteira RFB
o encerramento da operação, com a divulgação do balanço final das apreensões, ocorrerá na sede da alfândega da receita federal em foz do iguaçu, no dia 31 de outubro, das 12h às 15h. o evento contará com a presença do secretário-especial da receita federal do brasil, robinson sakiyama barreirinhas, e demais autoridades.
Com informações de Assessoria