Mais de mil profissionais de saúde participam de treinamentos desde segunda-feira (20) com vistas a aperfeiçoar o combate ao Aedes aegypti (dengue)
Desde segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde está capacitando mais de mil profissionais.
São, portanto, agentes de saúde e endemias, médicos, enfermeiros e técnicos, com uma metodologia ativa
Ou seja, além da parte teórica, o treinamento conta com estudos de casos e óbitos e com a proposição de melhores abordagens assistenciais.
A capacitação é uma parceria entre a Diretoria de Atenção Primária e da Vigilância em Saúde.
Esta, portanto, através da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses.
“Todos os anos capacitamos a rede, mas nesse ano focamos na abordagem ativa, trazendo os casos do ano passado e possibilitando a investigação dos óbitos junto aos profissionais e também promovendo a discussão sobre as melhores formas de manejo clínico”, comentou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Érica Ferreira de Souza.
A interatividade também tem marcado as capacitações voltadas aos agentes de saúde e de endemias, que atuam no combate direto ao Aedes aegypti.
Treinamento da capacitação contra a dengue
Hoje (24), cerca de 400 trabalhadores participam do treinamento, no auditório da Polícia Federal.
“Diante do novo cenário epidêmico para os próximos meses, estamos antecipando a capacitação e reforçando a importância do papel ativo e engajador dos agentes de saúde e endemias, pois eles são os profissionais da ponta, com acesso à comunidade e desenvolvem um trabalho fundamental na eliminação dos criadouros”, comentou a chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Renata Defante.
A intensificação nas capacitações e as novas metodologias reforçam a estrutura da prefeitura para prevenir uma nova epidemia de dengue, como a que ocorreu no ano epidemiológico passado.
Ao todo, foram mais de 55 mil notificações e 14 mil casos confirmados de dengue, além de 22 óbitos pela doença.
“Essa ação é fundamental para fortalecer a experiência dos profissionais com os casos de dengue e para preparar a rede para os próximos meses, em que a tendência é de uma epidemia pior que a do ano anterior, tendo em vista o aumento das temperaturas e o cenário preocupante em todo o estado”, expressou a secretária de Saúde, Rose Meri da Rosa.
O treinamento segue até o dia 05 de dezembro.
Fonte: Assessoria PMFI