Serviço Social do Hospital Municipal: cuidando de vidas com humanidade e compromisso

Receba notícias do Portal Foz é assim no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://bit.ly/3Q0KrbC

A Diretoria Executiva do hospital recebeu as equipes, nesta semana, para alinhar fluxos e reforçar a valorização do setor no atendimento aos pacientes

Usando uniformes verdes, cor símbolo da profissão, elas são presença essencial no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). Se você já passou por aqui como paciente ou acompanhante, certamente recebeu o apoio de um time que vai além do cuidado médico: o Serviço Social.

Nesta semana, a Diretoria Executiva do hospital reuniu as equipes para um momento de alinhamento e troca. Durante o encontro, foram discutidos os fluxos de atendimento e as necessidades dos trabalhadoras para que possam continuar oferecendo um serviço de excelência. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em valorizar os profissionais e aprimorar os processos, sempre com foco no bem-estar dos pacientes e de suas famílias.

“A humanização do atendimento é um valor fundamental para nós, tanto na interação com as equipes quanto no cuidado dedicado aos nossos pacientes. O Serviço Social é uma peça-chave para garantir que, além do tratamento médico, cada paciente e sua família recebam todo o apoio necessário para enfrentar seus desafios com dignidade e respeito. Agradeço a cada profissional que, com empatia e compromisso, torna nossa missão mais humana e eficiente”, declarou Iélita Santos.

Equipe

Atualmente, o setor conta com 14 assistentes sociais, divididas em duas equipes que se revezam para garantir atendimento contínuo. Elas estão em todos os setores do hospital, da clínica médica à UTI, passando por ortopedia, pediatria, psiquiatria e pronto-socorro, sempre prontas para acolher e orientar quem precisa.

Mas o trabalho delas não se resume a orientar sobre direitos e normas. Elas buscam familiares, organizam altas hospitalares seguras, encaminham pacientes para instituições, como CRAS e CAPS, e até viabilizam transporte e medicamentos. Nos momentos mais delicados, são um apoio essencial para famílias em situação de vulnerabilidade ou luto.

Para a assessora especial Carline Slovinski Garcia, as assistentes sociais são o elo entre os todos os serviços ofertados ao paciente e familiar. “As assistentes sociais do hospital atuam no acolhimento e aconselhamento de pacientes e familiares, garantindo os seus direitos e um cuidado humanizado. Além disso, articulam com outros pontos da rede a continuidade do cuidado após a alta hospitalar. São profissionais essenciais na promoção do cuidado”.

Integrado

O Serviço Social caminha lado a lado com a equipe multiprofissional. Todos os dias, as assistentes sociais percorrem os setores, conversam com pacientes e familiares, participam de visitas médicas e ajudam a resolver desafios que vão além do hospital. Essa escuta sensível e ativa faz toda a diferença para um atendimento mais humano e eficiente.

Para a coordenadora do Serviço Social, Ana Lúcia dos Santos, essa missão vai além dos muros do hospital. “Nosso trabalho envolve a realidade social de cada paciente. Cada caso traz desafios, mas temos uma equipe comprometida em garantir que todos recebam o suporte necessário para seguir sua jornada com dignidade.”

Ser assistente social no hospital municipal é enfrentar desafios diários, mas também viver momentos de gratificação. Como define a assistente social Maria de Fátima da Costa: “É emocionante quando conseguimos localizar um familiar, superar barreiras e garantir que o paciente tenha uma alta segura, com qualidade de vida melhor.”

Com seus uniformes verdes, elas são a esperança de quem precisa de mais do que tratamento médico: acolhimento, apoio e dignidade. O Serviço Social segue firme na missão de tornar o hospital um espaço mais humano para todos.

Fonte: PMFI

Receba notícias do Portal Foz é assim no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://bit.ly/3Q0KrbC