Atividade envolveu 420 alunos e 37 professores, com a participação de diversos órgãos de emergência
Na tarde desta quarta-feira(02) , a Escola Municipal Altair Ferrais da Silva Zizo foi palco de uma simulação de explosão que visou preparar alunos e profissionais para situações de emergência. O exercício, que teve início na cozinha da instituição, resultou em um incêndio fictício e ferimentos em quatro pessoas. O evento foi organizado pela Saúde Ocupacional, ligada à Secretaria de Administração, em parceria com as secretarias da Educação, Saúde e Segurança.
A simulação contou com a participação de 420 crianças e 37 professores, que foram instruídos a evacuar o prédio de forma ordenada e segura. Para garantir a eficácia do exercício, foram mobilizados os Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal e Defesa Civil, que se encarregaram de atender os feridos simulados e orientar a evacuação.
O técnico de Segurança do Trabalho, Eduardo Figueiredo, enfatizou que esta é uma iniciativa que mostrou a ação da Brigada Interna, colocando em prática o treinamento. “Eles apagaram o fogo fictício e deixaram as portas abertas, passando as informações para os órgãos de emergência chegarem com um ambiente controlado”, destacou.
Para a Secretária de Educação, Silvana Garcia, esta foi uma ação de extrema importância, e que será realizada em todas as unidades escolares. “Eventos como esse são cruciais para preparar nossa comunidade escolar para qualquer eventualidade.” A segurança dos nossos alunos é a prioridade máxima”, comentou.
Ação aprovada pelos pais de alunos
Adriel Monteiro, pai de um dos alunos, acompanhou toda a atividade e elogiou a iniciativa. “É gratificante ver a capacidade que a escola tem para lidar com situações de emergência. Saber que nossos filhos estão assegurados aqui nos dá tranquilidade”, destacou.
A simulação foi considerada um sucesso. A ação não apenas treinou os profissionais para eventuais acidentes, mas também criou um ambiente de aprendizado sobre segurança entre professores e alunos, e que saibam como agir em caso de um incidente real.
A intenção é realizar treinamentos periódicos, reforçando a cultura de prevenção e segurança nas escolas municipais de Foz do Iguaçu.
Fonte: PMFI